quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conselho Tutelar inicia visitas as EMEIs




De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), art.95, “as entidades governamentais e não governamentais referidas no art. 90 serão fiscalizadas pelo Judiciário, Ministério Público e Conselhos Tutelares”.
Como previsto na gestão da presidente Zuleica dos Santos Pereira, o Conselho Tutelar iniciou as visitas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). No dia 6 de abril, duas conselheiras foram a EMEI Dona Cotinha, situada na Av. Borges de Medeiros e foram recebidas pela diretora Rosimere Mantagner.
Na oportunidade os funcionários da entidade mostraram os setores da escola, como o berçário, maternal I, pré I e II. A escola funciona em turno integral no berçário e as demais turmas em apenas um turno. Dois funcionários são responsáveis pelo berçário, sendo que na cozinha tem uma profissional responsável pelas refeições diárias.
A diretora salientou que cerca de 130 crianças são atendidas por dia na escola, disponibilizando de pátio amplo, salas organizadas e materiais pedagógico satisfatórias.
A diretora Rosemere relatou que a escola está sem refeitório, sendo que cada turma realiza as refeições na sua sala de aula.
Em decorrência de algumas denúncias recebidas por este órgão envolvendo EMEIs, o Conselho Tutelar de Júlio de Castilhos realizará visitas em todas as entidades. “Estas visitas aumentarão o contato com as profissionais das escolas e estabelece também, um vinculo com as crianças rompendo o mito de que o C.T é o Bixo Papão destas crianças. Este trabalho mostra o contrário, pois o C.T existe para defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, disse Zuleica. Agradecemos a disponibilidade destes profissionais em nos receber em suas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário